Diferenças entre UI e UX

Descrição da atuação profissional de UX e UI Design em um projetos de tecnologia

UX DESIGN

Thiago Sobreira

2/11/20245 min read

Existe muita confusão sobre a atuação dos diferentes tipos de profissionais de design em um projeto de tecnologia.

Ao longo da minha carreira de mais de 15 anos trabalhando com design e tecnologia, tive a oportunidade de atuar em vários projetos exercendo atividades em ambas as áreas e po todos os lugares que passei me deparei com os mesmos questionamentos:

  • "Quais os limites de atuação de cada profissional em um ptojeto de TI?"

  • "Quais competências que cada profissional deve ter?"

  • "Quais os focos principais de cada uma dessas áreas?"

Esse tipo de dúvida existe dentro de muitas empresas de tecnologia, por isso, vou tentar detalhar aqui as diferenças entre UX e UI e os limites de atuação no trabalho dos diferentes tipos de profissionais de design em um cenário real de desenvolvimento de um produto de tecnologia.

Antes de tudo, o que precisamos entender é que, embora relacionados, os UX Design e o UI Design são duas áreas distintas, cada uma com seu foco específico.

UX Design tem o foco em construir a experiência do usuário no produto ou serviço, já o UI Designer trabalha na materialização das diretrizes do UX Design, construindo as interfaces visuais e interações entre o usuário e o sistema.

Em muitos casos, o profissional de design exerce as funções dessas duas áreas, sendo assim ele atua como UX/UI Designer , ou Product Designer.

UX Design

Para explicar melhor o que o UX Designer faz vamos partir do entendimento da expressão UX que é a siglas em inglês para User Experience, portanto, o UX Designer atua em todas as etapas do processo de design, sendo responsável desde as pesquisas iniciais e definições de objetivos, até os melhoramentos desse produto ou serviço após ele ser totalmente desenvolvido.

O trabalho do UX Designer em um projeto de tecnologia é divido em 3 partes:

  1. Pré-projeto: Onde ele vai fazer imersão, descoberta, definir objetivos, fazer entrevistas e desenhar os fluxos da experiência do usuário;

  2. Projeto: Durante o projeto e vai desenhar fluxos e wireframes do sistema ou serviço, validar a experiência do usuário com testes e definindo a hierarquia da informação e regua de comunicação do sistema como usuário;

  3. Pós-projeto: O UX Designer vai recolher feebacks dos usuários buscando encontrar falhas e fazer melhorias no produto ou serviço, analizar as métricas dos indicadores de sucesso e satisfação e calcular o impacto do produto ou serviço para o negócio, para os usuários e para o mercado.

UX no PRÉ-PROJETO

O UX vai sempre procurar entender a fundo o usuário final, por isso existe uma grande parcela do trabalho que é voltado para pesquisa e levantamento de dados. Os profissionais que se especializam nessa etapa do processo são os UX Researchers.

Esse profissional vai atuar como um pesquisador mesmo, descobrindo todas as necessidades do cliente e dos usuários, definindo os objetivos core do projeto escolhendo as metodologias ideais a serem utilizadas como: Pesquisas de campo, definição de personas, fazer entrevistas, fazer benchmarks e executar design sprints.

Por fim, o UX Designer, nesa fase, ajuda a definir o escopo do projeto junto com o cliente e o Product Owner.

UX no PROJETO

Design Sprint

Fluxos e wireframes

Depois dessa primeira parte de pesquisa e análise, o UX Designer passa a definir as regras de negócio para nortear o trabalho do arquiteto de software e todo o backend da aplicação, definir as jornadas dos usuários, definir e desenhar os fluxos de telas, os tipos de interações entre o usuário e a aplicação, e por fim, desenhar wireflows e wireframes de baixa ou alta fidelidade.

Nessa parte, o profissional vai concretizar todas as funcionalidades de uma aplicação e hierarquizar as informações de toda a comunicação do sistema e o tipo de linguagem a ser usada.

O profissional que se especialista em comunicação de sistemas é conhecido como UX Writer. Esse profissional atua definindo todos os textos do sistema, feedbacks e toda a régua de comunicação extra-aplicação, como SMS e e-mails que serão disparados pelo sistema.

O UX Designer ainda deve fazer testes de usabilidade com os usuários utilizando os wireframes e protótipos de baixa fidelidade, para testar e validar os fluxos definidos.

A atuação do UX designer é pausada nessa etapa, onde deverá ser retomada para os testes com as telas finais e protótipos de alta fidelidade que o UI Designer vai desenvolver.

Testes de usabilidade

Pesquisa de NPS

UX no PÓS-PROJETO

Com o objetivo de sempre melhorar a experiência do usuário, o UX Designer vai analisar o produto pronto através de testes, entrevistas e análises de dados dos produtos e serviços.

Algumas dessas métricas são: NPS, que é um índice de satisfação do usuário, Taxa de conversão, tempo de sessão, taxa de abandono, SUS que é a escala de usabilidade do sistema, análises das heurísticas do sistema, entre outras.

UI Design

A sigla UI em inglês é User Interface, ou seja, o profissional que faz UI é responsável por toda a parte visual do sistema, como: Elementos visuais, interações, animações e micro-animações da tela.

O UI Designer vai montar os layouts das telas e os protótipos de alta fidelidade, levando em consideração os fluxos e o tipos de experiências definidas pelo UX.

Esse profissional atua basicamente dentro da etapa de projeto, e essa é uma grande diferença para o UX Designer.

O UI Designer executa pesquisas de tendências de mercado e benchmarks, conhece muito sobre tipografia e sabe trabalhar com elementos visuais 2D e 3D, animados ou estáticos.

Desenvolve Style Guides que são os guias de estilo dos sistemas que formam desenvolvidos, e faz toda a componentização das interfaces para o repasse desses elementos para os desenvolvedores front-end.

Ele também é responsável por fazer testes nas interfaces para validar a responsividade entre diferentes devices e fazer testes de contraste e acessibilidade da aplicação, para que o sistema possa ter eficácia no uso por pessoas com dificuldades, como os usuários de baixa visão ou portadores de daltonismo.

Enfim, o UI Designer vai dar vida ao sistema, deixando a aplicação fácil para ser usada, empática e encantadora para o usuário.

ícones, ilustrações e interfaces finais

Como vimos, os designers podem atuar fazendo coisas diferente em um único projeto e a união entre UX e UI forma o conjunto de coisas necessárias para que toda a experiência do usuário e a interação dele com o o produto seja completa e eficaz.

Referência

Processos de design em um projeto